A Equipa Económica da Comissão Económica do Conselho de Ministros e a Associação Agro-Pecuária de Angola (AAPA) vão trabalhar em conjunto para alcançar a autossuficiência alimentar e o fomento das exportações e da indústria transformadora, que constituem prioridades do Executivo angolano.
O compromisso foi expresso nesta sexta-feira, 5 de Janeiro, em Luanda, durante uma reunião entre as partes, por iniciativa do Executivo angolano, orientada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
O encontro teve como propósito assegurar o êxito da campanha agrícola 2024/2025 e continuar a garantir o plano do Executivo de fomentar a produção de bens alimentares de amplo consumo.
Igualmente, a reunião serviu para auscultar as principais preocupações enfrentadas pela classe empresarial, representada pela AAPA, bem como para apresentar as medidas de apoio que podem ser prestadas por parte do Executivo, e as perspectivas para a campanha agrícola 2024/2025.
Durante o encontro, os representantes da AAPA apresentaram os temas que têm a ver com o processo de implementação do PLANAGRÃO, a preparação do ano agrícola 2024/2025, a implementação dos instrumentos de política agrícola, bem como a gestão fundiária no meio rural e as dívidas da Reserva Estratégica Alimentar com as empresas fornecedoras de produtos.
Na ocasião também foi apresentado o calendário da campanha agrícola 2024/2025, assim como as linhas de financiamento e garantias previstas no Orçamento Geral do Estado (OGE) 2024.
Read More