O Executivo, reconhecendo a importância do fomento e valorização da produção nacional
para o desenvolvimento da economia e do emprego nacional, estabeleceu o serviço Feito em
Angola.
Este serviço é uma iniciativa de incentivo e promoção do que é produzido a nível
nacional,
para acelerar de forma focada e efectiva a diversificação da produção nacional e
mobilizar
o país para o aumento do consumo do que é produzido em Angola.
Outra característica distintiva do Feito em Angola, é colocar em destaque uma aliança
estratégica
entre o Estado e o sector privado, e em face disto, esta iniciativa aproveita o que de
melhor foi
proposto e/ou esteja em curso. No entanto, reconhece e tenta contribuir para a correção
dos vários
constrangimentos que obstam o sucesso das iniciativas de fomento da produção nacional.
O serviço Feito em Angola reconhece de forma explícita a natureza dinâmica e interactiva
das actividades
económicas e a necessidade de adaptação da sua intervenção, prevendo assim a sua revisão
e melhoria contínua.
Com efeito, com a implementação do Feito em Angola, foi desenvolvido ao longo dos dez
(10) anos de existência deste serviço,
um conjunto de iniciativas ligadas a uma maior promoção da produção nacional.
As acções de promoção envolveram:
- A realização de sessões de formação dirigidas aos produtores nacionais em
matérias ligadas à gestão.
- O reforço da relação entre os aderentes e entes públicos através da priorização
das empresas aderentes ao fornecimento de bens e serviços aos grandes
consumidores públicos.
- Um forte engajamento no processo de criação do Código de Barras em Angola.
É importante destacar que o Feito em Angola se fundamenta no vértice do Acesso ao
Mercado,
dando assim visibilidade e valorização à produção nacional existente e que venha a
existir.
Por outro lado, este serviço sublinha igualmente a necessidade dessa actividade assumir
cada vez mais o seu papel,
que é de produzir mais, aprender e organizar-se de maneira contínua, certificar e
fomentar a qualidade dos produtos
e serviços, elevar os níveis de cooperação e de partilha de boas práticas.
Tendo em conta a diversidade de programas que concorrem para a concretização do
desiderato de promover as empresas
enquanto instrumentos de sustentabilidade das economias, considera-se indispensável
criar um instrumento de carácter
transversal, com a possibilidade de estimular a competitividade das empresas nacionais,
bem como, prover a qualidade
dos produtos nacionais.
O Serviço Feito em Angola tem como objectivo mobilizar as empresas para o desígnio do
crescimento económico, procurando
melhorar a competitividade dos bens e serviços nacionais e contribuir para o equilíbrio
sustentado da balança comercial.
É assim que, no contexto actual, o país está orientado para o relançamento da economia,
tendo como pilar fundamental o PRODESI,
voltado para a diversificação da economia, pelo que, é necessário que um programa desta
natureza corresponda aos objectivos da
diversificação da economia, trazendo valor acrescentado no fomento da produção nacional,
geração de emprego e riqueza,
agregando valor aos produtos a exportar, o que tem impacto directo no aumento da
competitividade e no crescimento económico.
Deste modo, espera-se que a reestruturação do Serviço Feito em Angola, venha fomentar o
aumento da produção nacional
de matérias-primas e principalmente de produtos acabados e de serviços, promover os
produtos com Valor Acrescentado
Nacional (VAN) acima dos 30% e igualmente que possa incentivar o consumo de produtos
nacionais, por via da melhoria
da qualidade, preços competitivos, transmitindo desta forma uma maior confiança aos
consumidores.
O “Feito em Angola”, incide sobre três (3) domínios fundamentais:
- Organização administrativa do serviço.
- Organização tecnológica.
- Comunicação e marketing.