Feito em Angola

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SERVIÇO FEITO EM ANGOLA

O Executivo, reconhecendo a importância do fomento e valorização da produção nacional para o desenvolvimento da economia e do emprego nacional, estabeleceu o serviço Feito em Angola.

Este serviço é uma iniciativa de incentivo e promoção do que é produzido a nível nacional, para acelerar de forma focada e efectiva a diversificação da produção nacional e mobilizar o país para o aumento do consumo do que é produzido em Angola.

Outra característica distintiva do Feito em Angola, é colocar em destaque uma aliança estratégica entre o Estado e o sector privado, e em face disto, esta iniciativa aproveita o que de melhor foi proposto e/ou esteja em curso. No entanto, reconhece e tenta contribuir para a correção dos vários constrangimentos que obstam o sucesso das iniciativas de fomento da produção nacional.

O serviço Feito em Angola reconhece de forma explícita a natureza dinâmica e interactiva das actividades económicas e a necessidade de adaptação da sua intervenção, prevendo assim a sua revisão e melhoria contínua.

Com efeito, com a implementação do Feito em Angola, foi desenvolvido ao longo dos dez (10) anos de existência deste serviço, um conjunto de iniciativas ligadas a uma maior promoção da produção nacional.

As acções de promoção envolveram:

  • A realização de sessões de formação dirigidas aos produtores nacionais em matérias ligadas à gestão.
  • O reforço da relação entre os aderentes e entes públicos através da priorização das empresas aderentes ao fornecimento de bens e serviços aos grandes consumidores públicos.
  • Um forte engajamento no processo de criação do Código de Barras em Angola.
É importante destacar que o Feito em Angola se fundamenta no vértice do Acesso ao Mercado, dando assim visibilidade e valorização à produção nacional existente e que venha a existir.

Por outro lado, este serviço sublinha igualmente a necessidade dessa actividade assumir cada vez mais o seu papel, que é de produzir mais, aprender e organizar-se de maneira contínua, certificar e fomentar a qualidade dos produtos e serviços, elevar os níveis de cooperação e de partilha de boas práticas.

Tendo em conta a diversidade de programas que concorrem para a concretização do desiderato de promover as empresas enquanto instrumentos de sustentabilidade das economias, considera-se indispensável criar um instrumento de carácter transversal, com a possibilidade de estimular a competitividade das empresas nacionais, bem como, prover a qualidade dos produtos nacionais.

O Serviço Feito em Angola tem como objectivo mobilizar as empresas para o desígnio do crescimento económico, procurando melhorar a competitividade dos bens e serviços nacionais e contribuir para o equilíbrio sustentado da balança comercial.

É assim que, no contexto actual, o país está orientado para o relançamento da economia, tendo como pilar fundamental o PRODESI, voltado para a diversificação da economia, pelo que, é necessário que um programa desta natureza corresponda aos objectivos da diversificação da economia, trazendo valor acrescentado no fomento da produção nacional, geração de emprego e riqueza, agregando valor aos produtos a exportar, o que tem impacto directo no aumento da competitividade e no crescimento económico.

Deste modo, espera-se que a reestruturação do Serviço Feito em Angola, venha fomentar o aumento da produção nacional de matérias-primas e principalmente de produtos acabados e de serviços, promover os produtos com Valor Acrescentado Nacional (VAN) acima dos 30% e igualmente que possa incentivar o consumo de produtos nacionais, por via da melhoria da qualidade, preços competitivos, transmitindo desta forma uma maior confiança aos consumidores.

O “Feito em Angola”, incide sobre três (3) domínios fundamentais:

  • Organização administrativa do serviço.
  • Organização tecnológica.
  • Comunicação e marketing.